dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar  
Armazém dos Municípios dá oportunidade para agricultores familiares
Exposição de produtos faz com que pequenos produtores de municípios tenham trabalho reconhecido e valorizado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo e Juliana Royo
23/04/2010

Muitos agricultores familiares não conseguem engrenar a sua produção ou não têm a oportunidade de fazer uma boa comercialização dos seus produtos por falta visibilidade. Para resolver este problema, a Emater criou o Armazém dos Municípios durante o Show Rural Coopavel, que acontece todo ano na cidade de Cascavel, Paraná. Este ano, produtores familiares de 51 municípios vizinhos puderam expor seus produtos (que vão desde frutas, mel e geleias a sanduíches naturais e artesanatos) e perceber a reação do público em relação a eles. A feira deste ano contou com a presença de mais de 170 mil pessoas vindas não só do Paraná, como de outros Estados brasileiros e dos países vizinhos.

— Nada mais é do que um espaço que foi cedido aqui para que os municípios se organizassem e trouxessem os agricultores que produzem produtos coloniais e o artesanato para eles exporem seus trabalhos durante um evento como o Show Rural Coopavel. Seria uma forma deles entenderem que a agricultura familiar passa não só pela produção e venda in natura, mas também pela transformação, pela agroindustrialização — ensina a extensionista social Jussara Walkowicz, da Emater/PR, uma das responsáveis pelo projeto Armazém dos Municípios.

Com essa troca de experiência, não só os produtos ganham visibilidade e aumentam a renda dos agricultores como novas ideias surgem. Os produtores fazem embalagens mais adequadas ao comércio com tamanhos maiores ou menores baseado no que escutaram durante o evento. Eles passam a investir em rótulos, em acabamento dos produtos, se preocupam mais com a qualidade e, com isso, conseguem se inserir mais adequadamente no mercado. O incentivo ao empreendimento também aumenta a autoestima dos agricultores que veem o seu produto sendo valorizado e elogiado pelos participantes do Show Rural.

— O que acontece é que os produtores ficam abismados como as pessoas valorizam os produtos produzidos por eles porque os visitantes fazem elogios, acham gostoso, compram com prazer e os produtores se enchem de orgulho. O mais importante é que o agricultor sente orgulho de ser agricultor. Ele vê que é ele que produz o alimento para as pessoas que moram na cidade. Com isso, eles se sentem estimulados e cada vez estão caprichando mais. Cada vez mais fazendo coisas diferentes e mais gostosas. Eles estão ganhando dinheiro, mas eles também estão ficando ricos em termos de conhecimento porque estão aprendendo sobre marketing, a saber o que o consumidor quer — explica.

"O mais importante
 é que o agricultor
 sente orgulho de ser
 agricultor"


 Jussara Walkowicz,
 da Emater/PR

A ideia do Armazém dos Município nasceu há 16 anos e já está colhendo frutos muito satisfatórios. Jussara diz que já existem mais de 200 agroindústrias na região que foram incentivadas pelo projeto e cresceram graças ao incentivo do governo e da resposta que tiveram da visibilidade proporcionada pelo evento. Os agricultores familiares que são convidados para exporem os seus produtos no Show Rural normalmente têm entre 5 e 10 alqueires de terra. A extensionista social explica que a ideia é sempre tentar trazer agricultores iniciantes para que eles possam aprender com a experiência e depois aplicar o aprendizado na sua propriedade.

— Uma coisa que os produtores tem que entender é que pra viver de agricultura não importa a quantidade de terra que você tem o que importa é o que você produz. Eu posso ter 0,5 hectare e posso ter uma renda até em torno de R$ 10 mil por mês. O que eu vou plantar, como eu vou trabalhar e vender é que vai possibilitar isso — ensina Jussara.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Sistema dá certeza a investimentos de alto risco nos solos do Semiárido
Software brasileiro de classificação de terras para irrigação identifica as chances de maior retorno financeiro para cada cultura
Rúmen de cabra é matéria-prima para novo etanol
Microorganismos degradam a parede celular de caprinos e liberam açúcares usados na produção do biocombustível
Novo dispositivo eletrônico fará o monitoramento completo do boi
Tag-Ativo chega ao mercado no segundo semestre e vai acabar com as papeladas na fiscalização de barreiras sanitárias
Cultivar de abóbora rende até 40 toneladas por hectare
Jerimum de leite conquista o mercado com bom peso e melhor qualidade de polpa
Cuidado com a alta dos preços
Em períodos de alta é preciso cuidado com as ações que serão adotadas. É bem mais interessante corrigir as falhas da empresa, equilibrando os bens de produção e tecnologia já existentes, do que tentar crescer neste momento.
Uso correto de vacinas e vacinações
Vacinação correta aumenta a imunidade do rebanho, mesmo que a vacina não proteja 100% do mesmo, reduz o aparecimento de novos casos de doença.
A africanização e os novos rumos da apicultura brasileira
O Brasil é hoje reconhecido internacionalmente como um dos grandes países produtores de mel com padrões orgânicos, além de pólen, própolis e geléia real.
Recuperação Ambiental nas propriedades com agroindústria familiar
O modelo convencional de agricultura já mostrou ser insustentável para o meio ambiente.
Gliricídia traz mais qualidade para o pasto
Um ponto importante nessa leguminosa é a quantidade proteínas nas suas folhas, em torno de 25% . É muito mais proteína que o capim, que gira em torno de 10%
Drenagem pluvial: saneamento básico e controle de enchentes
O saneamento básico reduz a mortalidade infantil e aumenta a expectativa de vida de uma comunidade
Embrapa lança variedade e híbrido de girassol com ciclo precoce e alta produtividade
Enquanto a variedade é resistente ao míldio, o híbrido tem sementes mais baratas e alta concentração de óleo nos grãos
Diversidade é melhor solução para plantas daninhas resistentes
Rotação de culturas e herbicidas com ação diferenciada devem ser usados na cultura do feijão para combater a resistência
Armazém dos Municípios dá oportunidade para agricultores familiares
Exposição de produtos faz com que pequenos produtores de municípios tenham trabalho reconhecido e valorizado
Homeopatia populacional: manejo seguro e econômico
Além de oferecer segurança ao alimento, alternativa é econômica e proporciona bem-estar aos ainmais

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada