dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Algodão    
Manejo integrado contra as pragas do algodão
Produtores devem se cercar de cuidados contra insetos com escolha de cultivares de ciclo curto, destruição de restos da cultura e monitoramento da lavoura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
10/11/2010

A época de plantio do algodão está começando na maioria das regiões produtoras por todo o país e os agricultores precisam ficar bem atentos à lavoura para não terem problemas graves com os danos causados pelos pragas. O algodão é uma cultura que sofre muito com o ataque de insetos e o produtor precisa se cercar de estratégias para se prevenir. O manejo integrado de pragas reúne as melhores formas de controle de forma inteligente para diminuir os custos e não deixar que a produtividade seja reduzida. Algumas medidas simples como a escolha de cultivares de ciclo mais curto, por exemplo, são muito eficientes. O manejo da lavoura também não deve ser menosprezado e a época de plantio mais adequado e espaçamento correto devem ser respeitados porque eles também influenciam no ataque de pragas.

O primeiro passo é escolher uma área de plantio livre da infestação de insetos. Por isso, o mais indicado é que seja feita a rotação de culturas e o produtor não plante algodão seguidamente. Depois deve ser feita a análise de solo e a adubação adequada de forma a suprir corretamente as necessidades da cultura. Uma planta saudável e bem nutrida tem mais vigor para resistir aos ataques dos insetos. Um momento importante é a escolha da cultivar que será plantada na propriedade. A BRS 286 e BRS 293 são alguns exemplos. Com o ciclo mais curto, a planta fica menos tempo exposta na plantação e corre menos riscos. A experiência nas pesquisas e no campo mostra que quanto menor for o ciclo da cultura, menores são os problemas com as pragas.

Na hora do plantio, o agricultor também não pode se descuidar. A densidade do plantio influencia na eficiência da aplicação dos químicos porque se a lavoura estiver com o espaçamento muito reduzido os produtos não conseguem penetração suficiente para fazer o controle necessário. Carlos Alberto Domingues, pesquisador da área de entomologia e chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Algodão, explica que o espaçamento adequado é de 80 cm entre linhas e 12 a 10 plantas na linha porque essa densidade permite que a calda do inseticida atinja o inseto direito. A destruição dos restos da cultura também é fundamental porque evita que os insetos continuem sobrevivendo na plantação. Em muitos Estados do país a destruição já é obrigatória por lei.

— O algodoeiro é uma planta que parece que foi feita para atrair insetos. Existem centenas deles que atacam o algodoeiro, sendo que 20 prejudicam a cultura em nível econômico. O bicudo do é a principal praga do algodão, seguido pelo curuquerê que é uma lagarta desfolhadora. Tem também a lagarta rosada, o percevejo rajado, o percevejo manchador e o da raiz. O bicudo do algodoeiro ataca o botão floral do algodão e a maçã. Ele aborta o botão floral, fazendo com que ele caia da planta. Os prejuízos podem chegar a até 60% de perda na produtividade. No caso do curuquerê do algodoeiro, ele ataca a folha do algodão. A lagarta come as folhas da planta e uma vez a planta está sem folhas ela não tem como fazer a fotossíntese e não tem energia suficiente para produzir. O manejo integrado de pragas do algodoeiro consiste na utilização simultânea de diversas estratégias e táticas da lavoura. Você usa o controle cultural, a manipulação de cultivar, controle biológico, controle químico e climático — explica Domingues.

O controle químico deve ser feito com cautela e apenas no momento recomendado com produtos seletivos, que não causem problemas a insetos benéficos. Para isso é preciso que os produtores façam o monitoramento das lavouras com o auxilio dos chamados “pragueiros”. A propriedade deve ser dividida em talhões e 100 plantas de cada área devem ser analisadas. Se o produtor e os funcionários encontraram mais de dez plantas contaminadas pleo bicudo devem fazer a pulverização. No caso do curuquerê, a tolerância é maior. Os químicos só devem ser aplicados quando a incidência da lagarta atingir 22 plantas em cada 100 analisadas. Antes da infestação atingir estes índices não é recomendado que o produtor faça pulverizações porque além de estar agredindo o meio ambiente vai aumentar o seu custo de produção. O agricultor também pode usar o controle biológico com a inclusão de inimigos naturais das pragas na lavoura. Podem ser usados predadores, parasitóides ou patógenos que contaminem os insetos.

— Outro cuidado importante destinado a pequenos produtores de até 5 hectares é a catação de botões florais caídos ao solo porque a fêmea deposita um ovo dentro dos botões. O ovo vai se transformar em uma larva que vai comer todo o conteúdo do botão floral. Catando os botões, você está exercendo um controle e evitando que as larvas que estão dentro deles se desenvolvam e ataquem a lavoura. Temos também o controle climático que pode ser realizado na região do Semiárido, por exemplo. O solo pode atingir até 60º de temperatura e uma vez que o botão cai nesse solo perde umidade e mata a larva do bicudo que está dentro dele. Com isso, a gente pode reduzir o uso de inseticidas — indica.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Cotonicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada