dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     06/12/2025            
 
 
    

Foi sancionada pela Presidente Dilma a Lei Nº 12.787, de 11 de janeiro de 2013 que trata da Política Nacional de Irrigação. Depois de 17 anos circulando e sendo discutida no Congresso Nacional temos um marco regulatório que deve receber uma atenção especial dos diferentes gestores públicos, especialmente dos prefeitos das pequenas cidades, onde a dependência das transferências de recursos financeiros da União e dos Estados é muito grande, por representar a parcela maior de suas receitas.

Grande parte dos municípios que abrigam pequenas cidades costuma ter na agropecuária sua principal fonte de renda e muitas vezes não percebem que é neste setor que podem se desenvolver melhor sócio-economicamente. A área de agricultura irrigada ainda não é expressiva nestes municípios e as receitas da agropecuária são dependentes das chuvas, cada vez mais irregulares, intensas e trazem instabilidade na produção. Com irrigação, dobra-se o número de cultivo, a produção e antes disso, a comercialização de insumos dinamiza a região. Que o digam o antes "Mimoso", hoje Luís Eduardo Magalhães e Cristalina, para ficar em exemplos de municípios que apostaram nos sistemas de irrigação e colheram muito mais do que grãos.

A Política Nacional de Irrigação deverá ser implantada pelo Governo Federal, quanto maior o interesse por ela, mais rápidos os instrumentos previstos serão efetivados.

Os objetivos da Política Nacional de Irrigação são incentivar e ampliar a área irrigada, aumentar a produtividade das culturas com redução dos riscos climáticos e promover o desenvolvimento local e regional e para tanto, está prevista a capacitação de pessoas, fomentando a geração e transferência de tecnologias relacionadas a irrigação.

Nos princípios da Política Nacional de Irrigação se destacam as palavras sustentável, integração, articulação e gestão democrática e participativa.

São instrumentos da Política Nacional de Irrigação, os Planos e Projetos de Irrigação, o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação, os incentivos fiscais, o crédito e o seguro rural, a formação de recursos humanos, a pesquisa científica e tecnológica, a assistência técnica e a extensão rural, as tarifas especiais de energia elétrica para irrigação, a certificação dos projetos de irrigação, o Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura (FIP-IE) e a criação do Conselho Nacional de Irrigação.

Dessa maneira, é hora de se interessar pelo tema e começar a articulação com seu vizinho, em cada associação, cooperativa, Secretaria Municipal, Prefeitura, entre outros, pois os instrumentos previstos em Lei são os adequados, contemplando o que é necessário para melhorarmos a eficiência das áreas irrigadas e ainda ampliá-las.

Basta implementá-los, mas para tanto, há que haver interessados! Vamos aproveitar os efeitos multiplicadores da agricultura irrigada! E mãos à obra!

Fernando Braz Tangerino Hernandez é engenheiro agrônomo e professor titular da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira. www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Maurício Carvalho de Oliveira
26/02/2013 09:33:40
Professor Tangerino,
É relevante que o país disponha de um diploma legal que regule e busque impulsionar a agricultura irrigada, pelo papel que a mesma poderá desempenhar no contexto do desenvolvimento socioeconômico da nação. Entretanto, inúmeros outros fatores deverão ser mobilizados ao longo dos anos para que se possa construir uma chamada "cultura da irrigação" no Brasil. É preciso estar ciente de que o poder público, em todas as suas esferas, tem suas fragilidades estruturais congênitas. Infraestrutura e logística são aspectos básicos para apoiar o desenvolvimento agropecuário e são gargalos que precisam ser trabalhados com afinco. A legislação ambiental caótica, restritiva, policialesca é outra barreira que necessita habilidade política e educação dos órgãos ambientais, que devem trabalhar a favor da sociedade e não contra ela. Produzir alimentos e preservar a natureza é o objetivo do agricultor. O município, unidade base da Federação, vive na penúria, a cuidar de doenças e não de prevenção. Planejamento é algo impensável para as administrações públicas - e quando o faz são ilações da cabeça de burocratas, dissociados da realidade. Resta então a iniciativa privada, e você bem cita Cristalina e Luis Eduardo Magalhães. Sim. São Exemplos onde empreendedores abriram espaço e avançaram rumo a modernidade. Esse é a meu ver o caminho - e as escolas oferecendo boa formação técnica. O resto o mercado regula.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada