dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/07/2020            
 
 
    
Informação e Tecnologia    
Embrapa promove extensão rural nas escolas
Programa com formato didático tem objetivo de despertar consciência ambiental nos estudantes
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
11/06/2010

Sucesso entre alunos do ensino fundamental e médio há mais de dez anos, o programa Embrapa Escola, desperta consciência em relação às questões ambientais, promovendo diversas atividades nas unidades da empresa em todo Brasil. Além de ter acesso às inovações tecnológicas e estudos em desenvolvimento, crianças e adolescentes recebem informações multidisciplinares sobre a origem e utilização responsável dos recursos naturais. Profissionais do corpo técnico também conduzem palestras e montam estandes nas escolas, feiras e outros eventos agropecuários.

Coordenador do projeto institucional na Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, Claudio Capeche, explica que os conteúdos abordam ainda estudos de laboratórios, trabalhos de campo, atribuições da Empresa de Pesquisa Agropecuária, bem como sua distribuição regional e ações que desenvolve. De acordo com ele, desde a implantação, o Embrapa Escola desperta muito interesse entre os estudantes, realizando um trabalho fundamental junto aos nossos futuros formadores de opinião.

— A sensibilização dos alunos ocorre por meio do esclarecimento de questões da biodiversidade, como o relacionamento entre água, vegetação e os animais. Aqui na unidade, começamos mostrando a origem, quantidade e diversidade dos solos nacionais, a importância da matéria orgânica tanto para agricultura quanto para área ambiental, reciclagem de materiais orgânicos, garrafas pet, jornal e papel. A implantação de hortas escolares integra esse universo ao aprendizado do dia-a-dia , aproximando o aluno do contato com agricultura. Esse é um formato didático, que permite aos professores ensinem acerca de erosão, ciclo hidrológico e recuperação de áreas degradadas— explica.

Importante veículo de educação ambiental, a iniciativa desempenha o papel de formar cidadãos conscientes da importância de manter o equilíbrio ecológico para preservar a vida e a sustentabilidade econômica do planeta. Capeche informa que os educadores interessados devem procurar informações de agendamento no centro de pesquisas mais próximo.

"Sensibilização dos
 alunos ocorre pelo
 esclarecimento de
 questões da biodi-
 versidade"


 Claudio Capeche,
 Embrapa Solos

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Interatividade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada