dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Biorregulador melhora potencial genético da planta
Stimulate, único produto da categoria registrado no Ministério da Agricultura, proporciona mais vigor no enraizamento e enfolhamento
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
14/04/2011

O uso de diversos produtos aliado a fatores climáticos pode provocar efeitos nocivos nas plantas, como o stress. Para evitar o problema, a Stoller aposta no biorregulador Stimulate, apresentado pela empresa na 3ª Agrovia, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de março, em Itapeva, São Paulo. Segundo Mauricio Rossi, gerente de negócios da Stoller Brasil, o Stimulate é o único produto biorregulador registrado oficialmente no Ministério da Agricultura, além de ser o carro-chefe da empresa.

– Na composição dele, existem três biorreguladores, ou seja, hormônios. Ele serve para manter o equilíbrio hormonal da planta. Assim, ela consegue superar momentos de stress e expressar seu máximo potencial genético – explica Mauricio.

De acordo com ele, o objetivo do produto é proporcionar enraizamento, arranque e enfolhamento mais vigorosos. Portanto, a ideia é que esses hormônios adequados dentro da planta exerçam funções produtivas. Já em relação ao manejo, Rossi diz que o produtor deve ter atenção especial com a quantidade da dose.

– A principal preocupação do produtor deve ser trabalhar com a dose correta. Um biorregulador, trabalhando com a dose abaixo ou superior, pode não apresentar seu resultado máximo. Portanto, o produtor deve trabalhar com a dose indicada no rótulo do produto. Já de maneira geral, ao fazer a aplicação via foliar, o produtor deve sempre trabalhar com um bom espalhante, para que a absorção seja bem feita pela planta – orienta.

Já a produtividade varia de acordo com a cultura. Em milho, por exemplo, o gerente afirma que a produtividade média é de 14 sacas por hectare. Em soja, ela varia entre 7 e 8 sacas por hectare. Ele diz ainda que a média geral é satisfatória em relação ao custo do produto, que já passou por diversos testes.

– Pelo fato de o produto ser registrado, ele teve que passar por vários testes eficientes, isentos de qualquer possibilidade de serem manipulados. E hoje, temos registros do uso do biorregulador em várias culturas, como milho, soja, feijão e trigo. Também temos registro para cana, citros e café – conta Rossi.

Já o custo, Mauricio garante que é acessível. Ele diz que, se o produtor levar em consideração o momento de alta do preço do milho e da soja, o uso do produto passa a ser bastante vantajoso.

– Por exemplo, hoje, o custo de aplicação do Stimulate em soja gira em torno de menos de 1/3 da saca. Se levarmos em consideração a produtividade, que pode ser de 7 ou 8 sacas, o uso do produto é altamente rentável – afirma.

Para mais informações sobre o biorregulador Stimulate, basta entrar em contato com a Stoller através do número (19) 3707-1200.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Elvis Lima Vieira
15/04/2011 - 14:54
Sou Prof. Da Universidade Federal do Rec¶ncavo da Bahia e fiz Doutorado (ESALQ/USP) trabalhando com o Stimulate (1998 - 2001). Fiz Vßrios ensaios com feijÒo, soja, milho, algodÒo e arroz, aplicando o produto via sementes. Avaliando germinaþÒo de sementes, cresvcimento inicial e estimativa de produtividade. Os resultados foram positivos e promissores. O Stimulate Ú bastante eficiente no melhor desempenho das sementes durante a germinaþÒo e no crescimento inical e vigor das plÔntulas.

geni
26/02/2018 - 16:33
eu gostaria de saber se ja foi testado para rosas do deserto

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Interatividade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada