dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Bovinos    
Silagem de aveia traz benefícios ao produtor
A cultura de inverno é uma ótima opção para agricultores do sul, tem teor de proteína de 18% e ideal para sistema de integração lavoura-pecuária
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
14/02/2011

A silagem de aveia é uma boa alternativa barata, sustentável, com alto teor de proteína e adequado para o sistema de integração lavoura-pecuária. A cultura de inverno é uma ótima opção para os pecuaristas do sul, boa quantidade de carboidrato, tem digestibilidade de 65% e consegue substituir em parte o concentrado durante os meses de agosto a outubro na proporção de  5 a 8 quilos de silagem de grãos de aveia por animal dia para uma produção de 20 a 25 litros de leite por dia. Durante o Show Rural Coopavel 2011, que aconteceu de 7 a 11 de fevereiro, na cidade de Cascavel (PR), o pesquisador Elir de Oliveira do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) falou sobre os benefícios da silagem de aveia e tirou as dúvidas dos produtores que foram ao evento.

— É bom destacar que a silagem de aveia é feita com cultivares melhoradas geneticamente para produção de grãos. Com isso, você tem um grão maior, com mais qualidade e mais carboidrato, com teor de proteína de 18%. Trata-se de um concentrado que oferece alto teor de proteína para os animais e ainda deixa palhada no solo para o plantio direto. Você mantém em torno de 5 a 6 toneladas de palha no solo de aveia colhida. Nós temos outros experimentos no Iapar que mostram que quando você faz um feno de aveia e dá um pastejo muito severo, que não deixa palhada no solo, o plantio da soja que vem a seguir chega a perder 14% a 16% de rendimento exatamente por falta de proteção, de cobertura de solo, que aumenta a perda de água e faz surgir mais ervas daninhas como a buva — explica Oliveira.

O pesquisador também falou sobre os cuidados que os produtores devem ter além da palhada no solo. A aveia deve ser plantada na quantidade de 70 quilos de semente por hectare, com um ciclo de 120 dias e deve ser  colhida no estágio de cera mole para cera dura. Segundo Oliveira, o ponto ideal de colheira é no momento em que o produtor tira a casca da aveia, fere com a unha e fica a marca da unha. Outra coisa que o agricultor deve prestar atenção é que a colheira deve ser feita somente  no terço superior da planta, além disso ele deve diminuir um pouco o espaçamento do côncavo cilíndrico para causar um dano mecânico nesse grão que ta sendo colhido, o que vai gerar maior liberação de  carboidrato solúvel, de acordo com o pesquisador, e vai oferecer mais energia para os animais.

— No Paraná, nós temos quase 600 mil hectares que ficam em pousio durante o inverno. Com a ampliação da área de milho safrinha no Mato Grosso, a tendência é cair o preço do milho safrinha. A silagem de aveia vem como uma boa alternativa para produção de leite e carne no Paraná. O custo é basicamente o preço da semente de aveia, do plantio e da colheita e isso é muito importante porque um ganho é você manter a palhada no solo — ressalta.

Para mais informações sobre a produção de silagem de aveia, os interessados devem entarr em contato com o Iapar pelo telefone (43) 3376-2000.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
MARCOS DE SA
15/07/2011 - 09:20
compro aveia para raþao animal;de baixa qualidade,residos etc... fone:44-99309562 marcos

celso alexandre
21/11/2011 - 21:18
caro Elir, o nosso amigo Humberto jß demonstrou uma amostra de silagem ·mida de aveia que achei muito boa, agora pretendo usa-la para isso preciso maiores detalhes e tambem pergunto se seria necessßrio comprar uma mßquina para amassar a mesma ou fazer a silagem do jeito que colhe, agradeþo maiores informaþ§es, moro em Londrina e a minha propriedade tem 800 mts. de altitude, muito obrigado celso alexandre

jair spohr
22/06/2013 - 13:03
posso passar rondap antes de fazer silagem

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Conteúdos Relacionados à: Cultura de inverno
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada