dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Pesquisa avalia prática alternativa para inoculação de sementes
Prática que será avaliada aproveita as bactérias que já estão bem adaptadas às condições de solo e clima da área de produção o que pode representar uma vantagem
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Lucia Ferreira, Embrapa Agrobiologia
02/07/2014

Um dos gargalos para a disseminação da tecnologia da inoculação para o agricultor de base familiar é a falta de interesse das indústrias, ocasionada pelo baixo custo do produto e a logística complexa para distribuí-lo. Pensando nisso, a pesquisadora Norma Rumjanek iniciou no ano passado testes em feijão comum e feijão-caupi com um "inoculante alternativo", feito a partir de extrato de nódulos de raízes da própria unidade produtiva. A ideia é que o agricultor possa produzir seu próprio inoculante. "Já existem alguns relatos na literatura, mas não há nada comprovado cientificamente", diz.

Com o projeto recém-aprovado Prática de inoculação de sementes de feijões a partir de extratos diretamente de nódulos radiculares veiculando estirpes bacterianas localmente adaptadas: uma alternativa para as unidades de produção de base familiar, a pesquisadora pretende estudar a prática e fazer testes de campo em um período de dois anos.

Os experimentos realizados em 2013 foram feitos nos municípios de Rio Pomba/MG e Cachoeiras de Macacu/RJ e em casa de vegetação na Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ). Os testes apresentaram bons resultados quando comparados ao inoculante comercial. "Quando vimos os resultados do plantio em Rio Pomba, ficamos bastante empolgados. As raízes do feijão plantado com o inoculante alternativo apresentaram um padrão diferenciado de nodulação em comparação com o feijão inoculado com o produto comercial", comenta Norma.

Essa prática estudada aproveita as bactérias que já estão bem adaptadas às condições de solo e clima da área de produção, o que pode representar uma vantagem. A pesquisadora salienta que até agora existem apenas evidências de que a técnica pode substituir o inoculante industrial e, por isso, é necessária uma avaliação mais criteriosa como a que será realizada por meio do projeto.

Em uma primeira fase, ainda neste ano, será feita a padronização da técnica em laboratório. Durante essa etapa, o material será testado em casa de vegetação para verificar o desenvolvimento da planta. Em seguida, serão feitos treinamentos com os parceiros que realizarão a avaliação no campo junto a agricultores familiares das Regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Caso o extrato se confirme como uma boa alternativa de inoculação, será necessário disseminar a técnica para os agricultores. Mas, além disso, Norma afirma que, a partir desses resultados, abrem-se novos caminhos para a pesquisa. Os extratos avaliados durante o projeto serão guardados e analisados posteriormente em laboratório, utilizando-se técnicas moleculares que permitam verificar a presença de diferentes grupos de bactérias. Nos estudos realizados até o momento já sabe-se que, além do rizóbio, outros 14 gêneros de bactérias estão presentes no extratos.

Além da Embrapa Agrobiologia, participam desse projeto como parceiras Embrapa Sede, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Meio Norte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade do Estado da Bahia, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica da Pesagro-Rio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Pinheiral) e Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Inoculação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada