dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços  
Sinal verde para controle de qualidade de inoculante
Laboratório de Bioprocessos da Embrapa Agrobiologia passa a atuar na certificação de fertilizantes, corretivos e inoculantes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Lucia Ferreira, Embrapa Agrobiologia
22/10/2015
A Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) já está com o laudo favorável para o cadastro do Laboratório de Bioprocessos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O cadastramento é necessário para o laboratório atuar no controle de qualidade dos inoculantes fabricados pelas indústrias. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Milton Moraes Silva, fiscal agropecuário que fez a vistoria, o laboratório da UD é o único estabelecimento cadastrado com esta finalidade no Rio de Janeiro. "O laudo favorável já foi dado. Agora será emitido um certificado de cadastro", explicou o fiscal.
 
Segundo a legislação, todo estabelecimento produtor de fertilizantes, corretivos ou inoculantes precisa ter um laboratório de controle de qualidade que pode ser próprio ou contratado. Por estar cadastrado junto ao Mapa, o Laboratório de Bioprocessos poderá, a partir de agora, prestar serviço a essas indústrias produtoras de inoculantes.
 
O pesquisador Jerri Zilli disse que o próximo passo será o cadastramento como estabelecimento produtor de inoculantes. "Para fins de registro será um novo processo e uma nova vistoria. Já estamos bastante adiantados, temos algumas pendências documentais, mas muito em breve vamos conseguir", revela Zilli.
 
Além disso, a Embrapa Agrobiologia também vai buscar o credenciamento para se tornar uma instituição autorizada a fazer as análises de fiscalização do Mapa. Zilli explica que, para isso, o laboratório precisa estar acreditado na norma ISO 17025 (ABNT NBR ISO, IEC 17025). Um laboratório acreditado pelo 17025 é considerado competente e seu resultado é aceito como verdadeiro. "Então temos um caminho ainda para andar, que é buscar a acreditação para, em seguida, credenciar junto ao Ministério", complementa.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Inoculação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada