dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Inoculação em milho ainda é pouco usada em MT
Entre as causas para o baixo uso da tecnologia estão a falta de conhecimento dos produtores sobre a disponibilidade de inoculantes para milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa Agrossilvipastoril
22/04/2015

Muito difundida na cultura da soja, a inoculação de sementes ainda é uma prática pouco utilizada pelos agricultores nas lavouras de milho em Mato Grosso. A constatação foi feita por pesquisadores da Embrapa durante o Circuito Tecnológico realizado no início de abril, em parceria com a Aprosoja.

De acordo com os dados preliminares coletados, apenas na região Oeste do estado o índice de utilização é considerável. Entre os produtores entrevistados naquela região, cerca de 50% informaram que fazem a inoculação. Na região Sul apenas 4% dos entrevistados disseram que adotam a técnica e nas regiões Leste e Médio-Norte não houve registro de inoculação no milho.

Para o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Anderson Ferreira, entre as causas para o baixo uso da tecnologia estão a falta de conhecimento dos produtores sobre a disponibilidade de inoculantes para milho e a baixa percepção deles sobre os resultados gerados pela inoculação nesta cultura.

Anderson explica que diferentemente da soja, em que é possível ver a formação de nódulos nas raízes, no caso das gramíneas as bactérias fixadora de nitrogênio ficam dentro da raiz. Além disso, olhando a planta não é possível identificar diferença entre aquela inoculada e outra sem o tratamento. A diferença se dá apenas na produtividade, que é de 5% a 10% maior nas lavouras inoculadas.

"Os ganhos vão de 5 a 10% dependendo do tipo de solo e das condições climáticas. Aqui em Mato Grosso temos trabalho em área de produtor que demonstraram ganho de 6% na produtividade do milho", explica Ferreira.

Como o custo estimado da inoculação é de R$ 7 a R$ 10 por hectare, o aumento da produção de cinco a dez sacas de milho nesta mesma área não só paga o investimento, como traz um lucro maior para o agricultor.

Outra vantagem
A bactéria responsável pela fixação biológica de nitrogênio em milho é o Azospirillum brasilense. Além de fornecer nutrientes para a planta, ela ainda produz o ácido indol-acético (AIA), um hormônio que auxilia no crescimento da raiz da planta. Essa característica beneficia, sobretudo, lavouras semeadas no fim da janela de plantio. Com um maior sistema radicular, a planta aumenta sua capacidade de absorção de água, suportando melhor um possível déficit hídrico.

Adubação nitrogenada
No caso da soja, a inoculação com bactérias do gênero Rhizobium dispensa a necessidade de adubação nitrogenada. No milho, entretanto, mesmo com a inoculação é preciso colocar nitrogênio na lavoura.

"Na soja, a adubação inibe a nodulação. Em milho, essa bactéria aceita essa complementariedade de dose, pois ela não é suficiente para nutrir a planta. Então você pode adubar e inocular junto", explica Anderson.

Entretanto, dados preliminares de pesquisas em andamento na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), indicam a possibilidade de reduzir em até 25% as doses de nitrogênio em lavouras de milho inoculadas, garantindo a mesma produtividade. Atualmente estão sendo feitos estudos para confirmar se essa deficiência de nitrogênio é realmente suprida pelas bactérias ou se está sendo retirada do estoque de matéria orgânica no solo.

Caso a pesquisa comprove a eficácia do Azospirillum em suprir essa carência, será possível diminuir a quantidade de adubo nitrogênio utilizado, gerando economia para o produtor. Outro benefício será a garantia de uma produção mais sustentável, uma vez que a adubação nitrogenada contribui para a emissão de óxido nitroso (NO2), o mais nocivos dos gases causadores do efeito estufa. Uma molécula de NO2 tem poder de retenção de calor 320 vezes maior do que o gás carbônico (CO2).

Outra pesquisa em andamento na Embrapa Agrossilvipastoril busca encontrar novas espécies de bactérias nativas que fixem nitrogênio em gramíneas como milho e braquiárias.

Leia mais sobre inoculação em milho aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Inoculação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada